domingo, 8 de fevereiro de 2009

Nostalgia: Tokusatsus



Logo da Tv Manchete

Creio que todos os Nerds da minha geração, pelo menos aquelas crianças que tiveram infâncias felizes (ou não), assistiam ao canal Manchete (atual Rede Tv). Nesse canal, para minha alegria e de muitas outras crianças, passavam vários programas legais, entre eles Animes, Desenhos animados e Tokusatsus. Hoje irei falar um pouco sobre esse universo maluco dos Tokusatsus, e quais fizeram parte da minha vida.

Changeman

Tokusatsu é a abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei", que pode ser traduzido como "filme de efeitos especiais". Atualmente, é sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais mesclando varias técnicas como: pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras. Vale lembrar que esses efeitos de pirotecnia são ótimos. Quem se lembra de Power Rangers, que sempre saia fumaça atrás de cada herói (da cor de cada um) quando eles se transformavam na "pedreira" (lembrando que essa pedreira está sempre presente, até hoje, no programa).

Atualmente, quatro produtoras japonesas se destacam na produção de tokusatsus, elas são:
Toei Company: É a que mais produz, responsável por alguns dos gêneros mais famosos como o Metal Hero, Kamen Rider e o Super Sentai .
Tsuburaya: Responsável pela franquia Ultraman, talvez o mais popular super-herói do Japão.
Toho: Responsável pelos filmes do Godzilla e pelos seriados Cybercops, Guyferd, Gransazer, Justiriser e Sazer-X.
Takara: Antigamente, produzia brinquedos para a Toho (concorrendo com a Bandai, que fabricava os brinquedos da Toei). Atualmente, produz suas próprias séries, sendo responsável pelos seriados Ryukendo e Tomica Hero Rescue Force

Ninja Jiraya

Existe uma divisão, dentro da Categoria Tokusatsu. Confesso que não conheço todas, mas basicamente se divide em Sentai/ Super Sentai e Metal Hero. Basicamente o primeiro é definido por aquelas séries de grupos de super-heróis (geralmente cinco) que lutam contra monstros de outros planetas, para salvar o nosso, e possuem veículos que se transfomarm em um robô gigante. Nesta categoria estão: Changeman, Flashman, Power Rangers (americano), Maskman, Winspector, Cybercops e Google V (entre milhares de outros). Na segunda categoria estão: Jaspion, Jiban, Gavan, Sharivan, Spielvan, Metalder, Jiraya, Kamen Rider, Spectremen e Soubrain (puts..e tem muito mais).

Jaspion e a pirotecnia dos anos 80

Eu ainda tenho uma pequena coleção de VHS na minha casa. Na minha coleção (além de desenhos da Disney, é claro) eu tenho episódios de Jaspion, Jiban, Winspector, Cybercops, Changeman e Flashman.Sempre fui mais fã do gênero Metal Hero. Meus favoritos eram: Jiban, Jaspion e Jiraya (todos começam com a letra "J". Coincidência?! Acho que não...).. Muitas pessoas separam o Ultraman e o Kamen Rider em categorias próprias. Eu não farei isso, mas eu gosto muito deles também. Fizeram parte da minha infância. Acho que o Jiban era o meu favorito. Eu gostava da armadura dele.

Policial de Aço Jiban e sua bazuca gigantesca

Era muito bom. Passava todos esses na Manchete, e eu assistia todos os dias lógico. Pode ser tosco, mas naquela época era divertido. Infelizmente com a ascenção dos animes em 1994, essas séries perderam a importância que tinham, sendo passadas para segundo plano e perdendo o nível da audiência.

Satan Goss soltando raios laser

As histórias eram bastante engraçadas se for parar para pensar. O inimigo do Jaspion se chamava Satan Goss!!! Os monstros inimigos do Jiban eram chamados de Byolon e seu líder se chamava Jean Marrie ! Cara...que porra é essa de Jean Marrie?! O cara era um francês frutinha (lembro que ele era bigodudo e usava oculos escuros). É muita criatividade (ou não). Lembro-me de um Tokusatsu tosco que se chamava Patrine. Só pra terem uma noção, leiam a chamada do programa do canal: "Ela é uma menina super especial, com poderes que você nunca imaginou, e vai ser sua melhor companheira pra viver grandes aventuras". O inimigo dela se chamava "Diabo o Inferno". Sem comentarios né?!

Patrine e mini Patrine...ou seriam Sailor Moons falsificadas?

1 comentários:

Guilherme Toscano on 8 de fevereiro de 2009 às 17:40 disse...

porra, sua memória é bem melhor que a minha! mas eu tinha uns LPs do changeman aqui em casa. =D curtia muito kamen rider também, mas os animes me agradavam mais: cavaleiros do zodiaco, guerreiras magicas de rayearth, e outros desenhos maneiros que eu nem lembro o nome mas que tinha altos bonequinhos! ainda assim valeu pela lembrança! =D

Postar um comentário