quinta-feira, 16 de abril de 2009

Reflexão: Apenas um sorriso




A vida é uma coisa muito interessante. Pode ser besteira dizer isso mas é realmente muito interessante como o humor das pessoas oscilam diariamente. Podemos ver aquelas que um dia estão sorridentes e comunicativas com todos a sua volta. No dia seguinte (por alguma cagada do destino) essa mesma pessoa está de cara fechada, e se você chegar a dizer "bom dia" para ela, vai acabar sendo "mandado de volta para a sua progenitora". Acreditem, pelo menos eu sei porque já fui assim. Na época que oscilava de humor como um pêndulo, juro que outras pessoas deviam me achar um pé no saco.

Em relação a esse lance todo de humor eu acredito muito na transmissão do que você está sentindo para as pessoas à sua volta. Bem, o que quero dizer é, se você está feliz, seus amigos e parentes vão estar felizes; Se você estiver triste e de mau humor (xingando Deus e o mundo)a lei de Murphy vai ativar e tudo o que acontecer à sua volta vai acabar dando errado. Seus amigos vão estar "ariscos" e seu dia só vai piorar.

Digo isso por algo que me aconteceu exatamente no dia de ontem (15/04). Em mais um dia comum da semana, almocei perto da minha faculdade ( para as pessoas que não me conhecem, faço Direito na Universidade Federal do Paraná), sozinho. Passar o dia sozinho sem conversar com ninguém não é nada legal para começo de conversa, é de deixar qualquer um de moral pra baixo. Enfim, após o almoço vou eu para a biblioteca da universidade enfiar a cara dentro de livros e textos. O que também não é legal, olhar pra uma pilha de 2 metros de papel que você tem que ler para o dia seguinte é de certa forma broxante.

Bom, depois de passar uma tarde inteira sem ter "contato" humano (apesar de terem outras pessoas estudando do meu lado...mas elas não falam nada)resolvi tirar algumas xérox (mais xérox) dentro da biblioteca. Cheguei lá, peguei a pasta, escolhi as xérox que tinha que tirar (vale lembrar que eram papéis de Economia Política...não vale nada lembrar disso, mas tudo bem)e as pedi. Enquanto estava esperando pelos meus papéis prontos, uma garota chegou do meu lado para poder escolher as dela. Olhei para meu lado e dirigi meus olhos para vislumbrar a figura que havia chegado pelo meu lado.
Era uma garota que aparentava ter 18/ 19 anos. Tinha cabelos castanho-claro e olhos castanhos. Era uma menina bonita, atraente. Ao virar para ela, meus olhos encontram com os dela, e recebi um sorriso. Esse é o maior detalhe de todos! Ela nunca havia me visto na vida e mesmo assim teve a bondade de sorrir para mim. Por algum motivo isso encheu meu coração de alegria. Esse pequeno gesto quase que insignificante me deixou muito feliz. Juro, posso dizer que ganhei meu dia por causa daquela garota.

Eu mesmo tento ser legal com todas as pessoas a minha volta. Tento ser alegre, sorrir, brincar, conversar com todos. Com o mesmo raciocínio que expliquei lá em cima, acho que se eu transparecer positividade, as pessoas a minha volta vão ficar alegres também. O que eu digo é, faço isso, mas não sou muito acostumado a receber essa positividade em troca. Pensar que não ocorre reciprocidade entre eu e maior parte do "mundo" me deixa/deixou muitas vezes triste. Mas no dia de ontem isso não aconteceu, a garota me trespassou com uma flecha de positividade. Um pequeno gesto, mas que pode salvar uma vida muitas vezes.

Logo que recebi os papéis que estava esperando, olhei novamente para a senhorita, sorri para ela. Ela sorriu para mim. Eu disse "tchau" e fui embora.
Fui embora sem ao menos saber o nome da garota. Fui embora com um bom sentimento no meu coração, um sentimento de tranquilidade e felicidade. Não a conheço, não sei de onde ela é nem o que faz...só sei que amo ela como pessoa. E gostaria que outras pessoas aprendessem com esses pequenos gestos como o que ela fez para mim, e pelo o que eu tento fazer para as outras pessoas. Acho que o bem deve ser repassado, talvez nosso dia-a-dia seria diferente se isso acontecesse.



Nunca despreze uma pessoa...Nunca despreze uma vida...Nunca despreze o valor de um sorriso.

2 comentários:

Guilherme Toscano on 16 de abril de 2009 às 15:24 disse...

e eu aqui espalhando a semente da maldade e da discórdia pra todo mundo. =D

Andressa Símaro on 20 de fevereiro de 2010 às 19:25 disse...

que lindo=')

Postar um comentário