domingo, 31 de maio de 2009

A-Lex - crítica




Sepultura – A-Lex
Data de lançamento: Janeiro 2009
Género: Thrash Metal
Editora: Steamhammer Records


Tracklist:

1. A-Lex I (01:54)
2. Moloko Mesto (02:09)
3. Filthy Rot (02:46)
4. We’ve Lost You (04:15)
5. What I do! (02:01)
6. A-Lex II (02:18)
7. The Treatment (03:24)
8. Metamorphosis (03:02)
9. Sadistic Values (06:51)
10. Forceful Behavior (02:28)
11. Conform (01:54)
12. A-Lex III (02:03)
13. The Experiment (03:28)
14. Strike (03:41)
15. Enough Said (01:37)
16. Ludwig Van (05:30)
17. A-Lex IV (02:46)
18. (Paradox 02:16)

Lineup:


Derrick Leon Green – Vocais, Guitarra
Andreas Rudolf Kisser – Guitarra
Paulo Xisto Pinto Jr. – Baixo
Jean Turrer Dolabella – Bateria

Esses dias estava eu no conforto do meu barraco lar quando subitamente me deu uma vontade inescrupolosa de ouvir um pouco de Sepultura. Sim, por alguns instantes me deu uma tremenda vontade de escutar algum álbum da tachada como melhor banda de metal brasileira. Claro, que sabia que eles haviam lançado um novo CD este ano, e como eu não o tinha ouvido resolvi dar uma conferida. Fiz o download Comprei o álbum e aumentei o volume dos meus fones de ouvido para ouvir um pouco do bom e velho (ou não) Thrash Metal.

A primeira vista não me pareceu nada demais. Na segunda vista também não me pareceu nada demais. E é assim que continuo...o álbum não é nada demais. Não é uma revolução dos trabalhos da banda e nem representa um dos melhores álbuns da mesma. Acho que a falta de Max Cavalera liderando os vocais realmente fez falta ao Sepultura, o qual foi substituído por Derrick Green, que mesmo mostrando que entende de Thrash Metal, não está a altura do vibrante Max.

Vale lembrar que este álbum é a estréia do novo baterista Jean Dolabella, agora substituindo Igor Cavalera. Alguns já haviam lançado pedras no rapaz dizendo que nunca chegaria aos pés do antigo baterista. É verdade...ele não é, pelo menos ainda, melhor que Cavalera, mas mostrou que possui técnica, velocidade e agressividade em sua maneira de tocar. Sua performance é um dos pontos altos do álbum e sem dúvida não deixou a desejar.

Falando em performance é necessário lembrar o excelente trabalho do baixista Paulo Pinto Jr. . Do outro lado, Andreas Kisser deixou e MUITO a desejar com sua guitarra. Apesar de sabermos que ele possui muito mais habilidade do que a que ele demonstrou é notável aquela falta de...empolgação! Não me recordo de nenhum solo do CD que foi capaz de me deixar empolgado e/ou com a cabeça no teto.

Infelizmente é isso daí. O álbum não se mostra horrível mas poderia ter sido melhor. As músicas muito curtas ajudaram a agravar os pontos negativos do CD. Algumas das músicas que mais me chamaram a atenção no CD foram: We've Lost You; What I do; Sadistic Values; Strike; Ludwig Van (uma homenagem a Beethoven com toques de guitarra pesada, no mínimo interessante); Paradox. Isso não quer dizer que as que me chamaram atenção são boas.

Segue abaixo o link do primeiro clipe oficial do CD, da música We've Lost You

http://www.youtube.com/watch?v=rti8VO-fARk

2 comentários:

Guilherme Toscano on 31 de maio de 2009 às 10:36 disse...

Emo.

José Abrão on 13 de junho de 2009 às 21:01 disse...

vou ser sincero contigo bicho, não saco picas de Sepultura. Das poucas músicas que eu já ouvi, as com o Max eram mais legais, by the way, já ouviu Cavalera Conspiracy? Essa banda sim ficou fera com os irmãos Cavalera de volta.

Postar um comentário